Hospital São Lucas

· 3 min read
Hospital São Lucas

Um teste vocacional voltado para a residência médica pode ser um ótimo aliado nesse aspecto, permitindo uma decisão consciente e focada nos seus interesses reais. Você sabia que existe uma especialização específica para quem trabalha no pronto-socorro de hospitais? O médico especializado em Cirurgia pode atuar em diversos contextos, sendo o principal deles os hospitais particulares ou públicos. Também é importante destacar que esse profissional pode ter uma rotina bastante tumultuada, sem grandes planejamentos.

  • Por isso, a residência médica no SUS oferece ao profissional a oportunidade de viver na prática a rotina da profissão.
  • O processo seletivo para conseguir uma vaga em seu programa de Residência Médica é bastante concorrido, e conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho , que é referência nacional.
  • Está demonstrado na prática e em pesquisas que, ao concluir o R2, o profissional tem plena condição de oferecer a melhor assistência aos cidadãos.
  • Logo após ser aprovado, o momento é de muito trabalho e expediente longo, comcarga horária de 60 horas semanais, incluindo plantões e um dia de folga.



Desde então vem se consolidando como um centro de excelência no manejo das doenças respiratórias em geral e nas suas subespecialidades. Conta com ampla gama de métodos diagnósticos e terapêuticos avançados, destacadamente ecobroncoscopia , broncoscopia intervencionista e cirurgia robótica. O programa teórico da residência contempla todos os conteúdos exigidos para prova de título de especialista da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, além de outros temas específicos. O serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento entende que a residência médica tem o potencial de formação de profissionais do mais alto nível na especialidade.  leite tabela nutricional  de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento conta com estrutura completa para tratamento do câncer, que inclui a unidade de quimioterapia, ambulatórios e radioterapia, além da estrutura hospitalar para cirurgias, internação e métodos diagnósticos.


Universidade Federal Do Rio De Janeiro (ufrj)



Ao longo do curso, você aprende sobre pré-natal e o cuidado com recém-nascidos nos mais diversos contextos. Por fim, tem noções básicas de Anestesiologia e Cirurgia  em crianças, assim como o pós-operatório. Durante a residência, você vai aprender tudo sobre o organismo infantil, desde as doenças mais comuns, diagnósticos e tratamentos até o manejo da criança durante uma consulta, incluindo competências relacionadas ao cuidado e empatia. “Estamos com uma equipe empenhada para o credenciamento com o Ministério da Educação e adiantando estudos que futuramente fortalecerão as atividades que serão desempenhadas pelos alunos. Nós acreditamos que é importante estender os estudos para outras áreas.

Quanto Recebe Um Médico Residente?



As áreas de atuação são amplas, indo de consultórios próprios até a clubes esportivos. Existem poucos profissionais e uma grande demanda, e com isso tende a crescer o número de especialistas e também por conta da consolidação da profissão após as Olimpíadas e Copa do Mundo de futebol. Uma das 3 principais especialidades da Medicina e a com o maior campo de trabalho. O especialista nela acaba aprendendo de tudo um pouco e vai ter uma visão ampla do paciente, atuando no combate de doenças de baixa e alta complexidade. Pré-requisito para quem quer fazer RM em uma especialidade clínica - com exceção de dermato e neurologia. Uma Medicina alternativa e complementar que serve de terapia para o corpo.

Quais Os Principais Setores Para Residência Médica?


Porém, algumas delas são mais concorridas, enquanto outras são igualmente importantes, ainda que menos procuradas. Aprimoramento do médico pediatra na sua formação neonatal, incorporando habilidades específicas para o atendimento de pacientes desde o nascimento até no mínimo 28 dias de vida. O residente em cirurgia torácica da HSCMV faz estágio contínuo e obrigatório em cirurgia torácica pediátrica e em hospitais privados para ter acesso às  tecnologias e materiais muitas vezes não disponibilizados no sistema público. Há 95 anos, a Instituição une tradição e inovação, sempre em busca das  melhores práticas médico-assistenciais para Cuidar de Pessoas.